A madeira permite um equilíbrio entre estruturas em concreto, tijolos ou vidro, no entanto, seu desenho tem que estar de acordo com o projeto da residência. O material pode estar em alguns detalhes como também ser o grande destaque da sua entrada. Pense nas maçanetas, design, tipo de madeira, tons e aberturas possíveis, lembre-se também, que existem três modelos básicos de aberturas: abertura simples, porta de corres e porta pivotante.

A porta de madeira é um material que serve como um ponto de harmonia entre diferentes estilos, no entanto, é importante se ater ao projeto da casa para pensar o projeto da porta, por exemplo: uma casa mais minimalista normalmente terá uma porta com menos detalhes e linhas mais retas. O importante neste caso, é seguir um padrão de estilos mas não necessariamente um padrão cromático.

A porta de entrada além de cartão de visita da sua casa, é uma grande aliada à segurança. Por serem muito resistentes aos desgastes causados pela natureza, as portas de madeiras maciças muitas vezes são as escolhidas para este propósito. Além disso portas de madeiras, são exemplos de versatilidade pois combinam com diferentes ambientes e estilos.

A madeira é um elemento que possui alto valor estético, pode ser entalhada e trabalhada em diferentes tamanhos e formatos. Possui colorações e aparências variadas, o que permite a sua junção com materiais como o vidro e o ferro. Além disso, é um material de grande durabilidade e resistência e por estes motivos pode ser utilizada tanto na parte externa como interna da residência. Os arquitetos da ODVOtrabalharam com uma porta de correr feita a partir de ripas de madeiras moduladas, criando um efeito geométrico bem interessante neste ateliê.